Get Adobe Flash player
Facebook Fotos Videos

Pontos Turísticos

Poço Encantado

Cartão postal da Chapada Diamantina, considerada uma das mais belas cavidades naturais do planeta. Localizado no município de ITAETÊ no vale do Rio Una, a 25 km da sede ( e a 17 km da BA- 142). A Gruta conhecida internacionalmente por sua singular beleza, apresenta um grande lago de cor azul cobalto que recebe um raio de sol diretamente sobre a superfície da água (entre os meses de abril e setembro ) causando um efeito visual espetacular.


Lapa do Bode


Caverna  localizada à margem esquerda do rio Una. A 18 km da sede e  a 150m da ponte da BA -245 que liga Itaetê a Mucugê e a Andaraí. A caverna é constituída de galerias longitudinais e transversais, formando um impressionante labirinto.  Local de exuberantes formações rochosas com estalagmites e estalactites.


Cachoeira Encantada



Situada na região do Rumo ( Baixão), a 29 km da sede e a 9km do Rumo. Uma das cachoeiras com maior altura na Chapada Diamantina com aproximadamente 230 metros.

(I)  Chegando ao  Baixão,  seguindo de carro por 9 km até começar a trilha. Com duas opções: a primeira  ; uma caminhada de média – alta dificuldade, de( + -) três horas, até a queda d’ água . Esta trilha, de uma beleza singular, discorre num cânion com uma altura média de 300 metros. No percurso contemplam-se pinturas rupestres. Poderão ser avistados grupos de macacos que habitam na área. Ao longo da trilha, assim como no poço da cachoeira, existem  vários locais para  banhos deliciosos e plantas exóticas bem preservadas.

(II) A segunda opção é fazer a trilha pela parte superior da cachoeira.  Trilha, de média-alta dificuldade de (+-)três horas de duração.Oferecendo panorâmicas espetaculares,  da região do cânion , da queda da cachoeira e de outras cachoeiras menores-  que ficam na parte superior da queda principal.  Encontrando  então a Pedra do Caboclo, formação rochosa de grande encanto.
Existe a possibilidade de combinar as duas trilhas, descendo da trilha superior até a inferior através duma fenda equipada com cordas. Para realizar esta combinação de trilha é preciso dormir  - os guias locais oferecem a possibilidade de passar a noite em barracas.

Cachoeira da Invernada


Situada próxima ao Rosely Nunes a 28 km da sede. Depois de 10 km de carro por  estrada de terra, duas horas  de caminhada (na maior parte,  dentro da mata )de baixa – média dificuldade, até  chegar a queda d’ água de 70 metros de altura e um poço onde tomar um refrescante banho. Na trilha descortinam-se vistas panorâmicas da região ,na Pedra da Sombra.


Cachoeira do Bom Jardim


O acesso  é através da Fazenda Bom Jardim, na região do povoado de Colônia. A distância da cidade até a sede da fazenda é de 30 km (que está a 5 km do povoado de Colônia). Do  lugar onde o carro fica ,com  uma hora de caminhada de média dificuldade chegaremos ao poço da cachoeira( de aproximadamente 80 metros de altura), ou se preferir poderemos visitar o topo da cachoeira e o engraçado cânion superior e a escultura divina conhecida como Pedra do Camelo.

Cachoeira do Roncador


Situada próxima à comunidade Europa, na região de Colônia.  Cachoeira com queda de aproximadamente 70 metros  constitui um atraente ponto turístico. A distância da sede é de aproximadamente 33 km(  8 km partindo de Colônia).  A trilha terá duas horas de duração,  que nos conduz ao longo do cânion até o poço da cachoeira. O nome vem do grande barulho que faz quando é grande o volume d‘água. Perto, situa-se a Cachoeira de Manoel Messias, com uma queda d água de 90 metros, que somente é formada em tempo de chuva. Acesso, relativamente fácil.

 

Cachoeira do Herculano ou Várzea do Canto


O melhor acesso é através da Fazenda Três Rios, na região de Colônia. Dista 32 km da cidade. e 7km da Colônia, até  começar uma caminhada de (+-) três horas de duração que vai nos conduzir até esta bela cachoeira de aproximadamente 100 metros de altura. A trilha de média – alta dificuldade, depois de uma subida inicial nos leva ao longo do cânion, até um agradável poço para banho  e poder contemplar as três quedas d´água.


Histórico da cidade


A origem da cidade de Itaetê remonta aproximadamente ao final do século XIX, de um pequeno povoado de nome  Tamanduá ,às margens do rio Paraguaçu . Foi construído um ramal da Estrada de Ferro que aos poucos  foi desenvolvendo a localidade. Mas foram os tropeiros que fizeram de Itaetê um importante centro comercial,como ponto de apoio de tropas  que vinham de diversas localidades do alto sertão  das Lavras Diamantinas até a Estação Ferroviária.  
O município de Itaetê foi criado pela Lei nº 1.497 ,de 25 de setembro de 1961, assinada  pelo Governador na época Juracy Magalhães.